Páginas

21 de abr. de 2013

Horrendous - The Chills (2012)




2012 foi "o ano do fim do mundo", um ano profético e cercado de superstições que provocou as mais diversas reações e atingiu todas as partes do mundo..
Confesso que eu mesmo me peguei algumas vezes pensando sobre isso, apesar de cético, de algum modo a idéia me cativou, e perdi algumas horas lendo teorias de como muitas civilizações e profetas antigos haviam anunciado a extinção da humanidade para a mesma data, e outras teorias que afirmavam que o fim do mundo era na verdade a chegada da Nova Ordem Mundial, entre outras mais bizarras.
Bom, o fato é que até agora o mundo não acabou, e se 2012 não foi o ano do fim do mundo, pelo menos foi o ano do lançamento do debut do Horrendous, e isso é quase tão bom quanto.

A primeira coisa que me chamou a atenção no disco foi a capa, um facho de luz amarela irrompendo de um céu negro e derramando-se numa paisagem fantástica de desolação e caos, talvez esses caras também tivessem uma ponta de fascínio pelo fim do mundo, aliás, se a capa tem algo de apocalíptico, o som do álbum é a própria trilha sonora do juízo final.
No início me pareceu apenas mais uma banda de Death Metal Old School, mais um disco num ano repleto de lançamentos do gênero, mas essa impressão durou poucos minutos, se há uma banda que se destaca facilmente dentro da proposta de reviver o Death Metal em seu estado bruto, é o Horrendous.

Os primeiros segundos do álbum apresentam uma melodia em ritmo mais lento que introduzem o riff rápido e cru da música The Womb, é um tema de poucos segundos que funciona como os das músicas "The Exorcist" e "The Heretic" do Possessed, quando você reescutá-lo, vai reconhecê-lo imediatamente, e vai fechar os olhos e inspirar profundamente, esperando a porradaria que vem a seguir. E é assim, remetendo a dois clássicos do Possessed, que se inicia o debut desses americanos.
A sonoridade do álbum é essencialmente Old School Death Metal, mas ao contrário da maioria das bandas que decidem seguir esse caminho, eles não ficam presos dentro da proposta, e é exatamente nisso que eles acertam, ao fugir do lugar-comum em determinados momentos e não ter medo de atravessar a música com um riff catastrófico e caótico porém cheio de melodia, ou mudar completamente a atmosfera no meio da faixa, sempre de maneira sutil, sem exageros, mas sabendo que esses pequenos detalhes são o suficiente pra tornar a experiência auditiva muito mais satisfatória, eles surpreendem o ouvinte em cada faixa.
É dessa maneira que se desenvolve todo o cd, alternando passagens de pura brutalidade com mudanças de atmosfera, de vez em quando flertando com riffs psicodélicos e estridentes, a bateria apostando muitas vezes em um ritmo cadenciado, mas não decepcionando nos momentos de pura pancadaria. E a cereja do bolo é com certeza o vocal espetácular do Damian Herring, uma mistura de John Tardy com Patrick Mamelli (sempre pendendo mais para Tardy), é brutal e cativante, um gutural invejável.
As influências mais claras da banda vão de Possessed a Death, consegui escutar muito de Pestilence, e até Atheist nos riffs mais elaborados, em algumas passagens levemente progressivas, e é evidente que o vocalista se inspira no Tardy dos primeiros cds do Obituary.

The Chills foi com certeza a melhor surpresa do gênero para mim em 2012, facilmente um dos melhores álbuns que escutei no ano, com um instrumental impecável, um som old school coroado por passagens melancólicas, psicodélicas, variações de atmosfera, e o mais puro CAOS ABSOLUTO.
Com este excelente debut, o Horrendous se torna a banda mais promissora do gênero, o The Chills é nada menos que o melhor álbum de Death Metal Old School lançado nos anos 2000, e se eles são capazes de fazer isso no disco de estréia, eu nem quero ver o que vem daqui pra frente.
Para todos os fãs de Death Metal, e para aqueles que ainda não caíram de cabeça no gênero e estavam esperando uma oportunidade, ouçam este grande trabalho.
5 estrelinhas de 1 a 5.

Destaques: The Womb, The Somber (Desolate Winds), Fleshrot, Fatal Dreams.

Ano de lançamento: 2012
Gênero: Old School Death Metal
Origem: Estados Unidos

Download pelo MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...